segunda-feira, março 05, 2012

CLÁSSICA -LOURES-SANTARÉM -LOURES-2012-03-11

PERCURSO/TRACK: http://www.gpsies.com/map.do?fileId=njcmrxcqvrhqhbeq
FOTOS: https://picasaweb.google.com/117546044644831595908/2012CLASSICASANTAREM



Brevemente o rescaldo quando passar as caimbras nos dedos lol




Por To Monteiro
 Mais uma clássica e a primeira da temporada.
Penso que cerca de 100 ciclistas decoraram aqueles asfaltos.
Muita malta nova que por vezes cocloca em perigo o pelotão devido a falta de prática em andar no meio de um grupo numeroso como este.
Até Vila franca senti-me 5 estrelas e pensava que o desenrolar da aventura me sorriria sempre  até ao fim mas...
Depois do empedrado mais propriamente na ponte o mesmo esticão de sempre atirou-me entre o grupo em fuga e o perseguidor.
Depois de alguns minutos no máximo desisti da perseguição pois atráz vinham o Nuno Franco e Helder, e com estes tinha combinado irmos juntos.
Quando puxava pelos pulmões a tosse vinha ao decima e não dava para continuar muito depressa.
A partir daqui formamos um grupo de 5 elementos puxando a vêz pois todos teria-mos de dar o litro se queria-mos ver o Pelotão novamente.
Aconcelho a que não passáce-mos dos 35kmh ou iria-mos partir o motor antes de Santarém.
Foram 40 kms num contrarelógio a 5.
Em Salvaterra de Magos dois amigos furam e ficamos reduzidos a 4. Aqui já tinha-mos alcançado um Pinna que tinha perdido o Comboio.
Só apanhamos o grupo em Muge quando eu já nem acreditava que iria-mos conseguir.
Com este trabalho ficamos muito desgastados e na subida para Santarém não deu para acompanhar.
Agradeço aos poucos Duros que sem medo de ficarem em ultimo participaram nesta aventura.
Posso ter chegado em ultimo ou não, mas só ter estas fotos e o divertimento por que passámos valeu bém a pena.
A minha média ficou-se pelos 33kmh.
Agradeço ao Nuno franco e ao helder que não me abandonaram.
Dias melhores virão.
Aquele abraço.
TO MONTEIRO

Por Vaqueirinho:
Clássica Loures-Santarém-loures
A primeira clássica da temporada de 2012, com adesão fantástica. Cerca de 1 centena de ciclistas!
Como não podia deixar de ser, mais uma vez o grupo Duros do Pedal marcaram presença com bastantes atletas. Todos os que estiveram presentes, independentemente da forma em que se encontram, não quiseram deixar de participar e dar o seu contributo em prol da modalidade.
Dia muito soalheiro, temperatura muito agradável. Assim se fizemos à estrada, quando o relógio marcava 8h07.Inicio calmo, para que o Tó pudesse tirar algumas fotos, para mais tarde recordar… Com a qualidade de alguns dos atletas presentes, adivinhava-se que não íamos para ali passear. Depressa tomam a dianteira e ala que se faz tarde!
Deu-se um constante elevar de ritmo até Vila Franca. Mesmo na passagem pelos paralelos pouco se baixou “minha rica bike” até me doía tudo lol… Mas ali há que manter contacto com o pelotão, ou então fica-se e, já era. Na subida para a ponte o ritmo ainda foi mais elevado, de tal forma, que levou o Tó, Nuno Franco e Hélder a ficarem pendurados.
Na recta do cabo até ao Porto Alto, praticamente não se baixou dos 40km/h. Aqui é quando me apercebo, que havia indivíduos muito impacientes, mesmo com muito trânsito, passavam pela esquerda, pela direita e por vezes travagens bruscas. Pondo em causa a integridade física de qualquer um. A partir daqui andei praticamente sempre refugiado na cauda do pelotão. Diga-se não é dos lugares mais confortáveis, de vez enquando lá tinha eu de fazer uma serie, para não perder o comboio.
Na subida de Almeirim para Santarém, o pelotão fica completamente todo esfrangalhado, com alguns indivíduos a colaram-se aos da frente já na descida. O trânsito que na altura era muito, também não ajudou em nada. Penso que aqui seria bom ter-se feito um reagrupamento, especialmente por causa do trânsito. Bem, mas como ninguém parou tive de levar a SL3 aos 71km/h na descida, senão era mais 1 dos que por ali ficava!
Quem pensava que estando no grupo da frente já tinha bilhete pelo menos até Vila Franca, depressa se desenganou. A subida a seguir ao Vale de Santarém com cerca de 2km volta a fazer estragos e passámos a ser um grupo, penso que com cerca de 35 elementos. Com os Pinas em larga maioria a demostrarem estarem em excelente forma, ao contrário do ano passado. Parabéns, para eles e, especialmente, para todos os que passaram pela frente, de forma, a que fossemos em tão elevado andamento. Dos Duros do Pedal seguiam Carlos (Tapadas), Vaqueirinho, Vítor Colnago, Carlos Martins (Famões, meu conterrâneo) e Rui Schleck.
O Carlos Martins que até a Azambuja tivera um comportamento 5*, (pessoa que não está habituado a estas correrias) teve azar, furou! Como o nosso amigo Paulo Carneiro vinha no grupo atrás, deu-lhe uma ajudinha.
Mais uma vez a passagem por Vila Franca foi feita a alta velocidade, paralelos a 30km/h, enfim…O pessoal já com o pensamento na central da cerveja, não pela cerveja…mas sim por causa daquela maldita rampa, que deixa tanta e boa gente pendurada! Aqui ficaram pelo menos 10 elementos, restando agora dos Duros, eu e o Tapadas. De Vialonga até à variante do Tojal, arrefeceram me um pouco os músculos a juntar ao pouco treino de bike de estrada. Resultado, na altura em que começo a subir surgiram as câimbras, não desisto, mas não consigo ir com os da frente. O Tapadas segue um pouco mais à frente no grupo perseguidor, mas também já não conseguiram colar aos da frente, que estavam brutos!
Média fantástica, da rotunda do Infantado – Santarém – rotunda do Infantado 150km, feitos em 4,00h o que dá uma média de, 37,5km/h. Mais uma para a história!
Obrigado a todos pela excelente companhia e até Évora, se não for antes, algures por aí…
Um abraço,
António Vaqueirinho