segunda-feira, março 14, 2011

2011-CLASSICA-LOURES-EVORA+FOTOS



¡Escuadrilla del lujo!
¡La calidad de los andamientos no para para desarrollar año del año después!
¡se esperan Los rescaldos de los protagonistas !

Média superada em 3kmh!!!
TO MONTEIRO

Por To Monteiro
Ilustres Amigos do Pedal.
Antes de tudo quero deixar os meus parabéns a este Pelotão de Luxo, que mesmo não sendo prós a média está lá !!!
Agradecimentos especiais ao paciente Rui da loja 2cycling , que nos fez apoio.
O seu a seu dono, e dou também os parabéns aos PINNA BIKE por estas iniciativas, que sempre recebem os outsiders com todo o respeito.
Não posso deixar de dar os parabéns também aos DUROS DO PEDAL que a cada aventura não deixam de nos impressionar !!!
Bom.
Quanto ao meu rescaldo será curto quanto as minhas pernas.
Desculpem a fraca sessão fotográfica, mas as condições atmosféricas e o elevado numero de participantes não dava para mais.
7h30m, ainda só um punhado de ciclistas se encontrava no local da concentração.
A chuva miudinha arrefecia ainda mais os ânimos e a vontade de fazermos 135kms debaixo de chuva.
Tendo esta situação alguns carros deram meia volta e ...
Cerca das 7h45m no momento ideal, pára de chover e o ânimo foi logo outro, levando a que nos acabássemos de equipar.
8h esperando o Ricardo Costa e um elemento do seu grupo, dando-se o inicio da aventura cerca das 8h10m.
As estradas molhadas e estreitas até Vila Franca, obrigavam o redobrar do cuidado, não conseguindo eu passar para a frente do grupo para a sessão fotográfica abitual.
No Tojal já o ritmo aquecia, sempre atentos as movimentações e escaramuças que caem quando menos esperamos.
Aqui me despeço da Turtle (parabéns) e se precisasse de alguma coisa não esitace em ligar a nossa carrinha de apoio.
Na zona de Alhandra passa por mim o Ricardo Costa, tentando alcançar os lugares dianteiros, adivinhando talvez o que ai viria.
Até Vila Franca fomos passando e cumprimentando alguns elementos participantes no AUDACE, nomeadamente os homens da Carris que iam a bom ritmo.
O Pavê estava seco levando o pelotão a bom ritmo de ``massagem´´.
Aqui já o Andreas tinha ficado para trás, pois ao deixar cair um frasco não mais o vimos.
Aviso alguns colegas e amigos, que até aqui vinha-mos cavaqueando da possibilidade de haver algum esticão na ponte como de costume.
Assim foi, e o Ricardo Costa adivinhou, pensei.
Ainda a subir começo a sprintar na esperança de o grupo em fuga atrasar um pouco o que não aconteceu.
Fico agora entre os dois pelotões muito justo na esperança de encontrar alguém com um bom ritmo, mas alguns participantes do AUDACE iam muito devagar para eu conseguir o que pretendia.
Sou obrigado a abdicar e esperar pelo grupo em perseguição com cerca de 15 elementos.
Ainda levei algum tempo a recuperar e não consegui logo ajudar na recuperação.
Aqui fica parado o Castro e mais outro companheiro, talvez um furo...
Mas como eu digo nas clássicas só se pára em caso de queda ou em pelotão compacto, quem fura muda a câmara e com ajuda do carro de apoio recupera até ao pelotão.
O pessoal não havia maneira de se organizar, uns fazendo a queda para a esquerda ou para a direita complicando as contas.
Muitas vezes pensei que já não valia a pena tanto esforço pois o grupo da fuga tinha desaparecido no horizonte.
Tenho de dar os parabéns ao Nuno Franco, 180, Nuno Caneças, Hélder Massamá e em especial o Armando Massamá, que teve uma prestação acima do nível vindo de trás conseguindo mais a frente chegar

com o grupo dianteiro.
Aqui aparece de trás o forte Castro cheio de potencia e entrando em meio fundo atrás do seu carro de apoio lá nos deixou a falar sozinhos.
Um pouco enervado com a situação grito é tudo ou nada arrancando e só o Armando e mais 3 conseguiram acompanhar.
Mas lá fomos apanhados pelos outros 12 que nos seguiam.
Muito antes de Pegões apanhamos o grupo da frente que havia parado devido a queda de uns quantos nomeadamente Alvaro Negrais e Francisco.
Mas joelho esfolado lá seguimos.
Pegões e virando a esquerda lá nos deparamos novamente com um série de rotundas que originam cortes ficando pendurados novamente.
Não é possível recuperar para um pelotão deste gabarito, ainda por cima com carros atrapalhando que nos fazem travar de vez em quando.
Daqui para a frente só o Nuno franco teve espírito e pernas para continuar a perseguição.
Uma manhã cinco estrelas só com o ponto negativo, a queda.

Interessa é participarmos e temos sempre alguém que tenha o nosso ritmo para nos fazer companhia.
Só participamos se chegarmos com o grupo da frente ???
Claro que não. Isso seria doentio.
Próxima aventura em Abril MONTE JUNTO
Abraço
TO MONTEIRO

PS Não se agarrem aos carros, é perigoso!!!

POR VAQUEIRINHO:
Clássica espectacular feita a velocidade recorde de 39,1km/h.

Na partida penso que perto de 8 dezenas de ciclistas a representar os 3 principais grupos Pina Bike, Duros do Pedal, Ciclismo 2640, Ciclomix e muitos sem qualquer representação, mas de alta qualidade, destaco o Tiago Silva.

Às 8h12 deu-se a partida, o tempo não estava muito agradável, algum frio, o piso, como chovera de noite estava muito molhado e perigoso para a prática da modalidade.

De inicio apercebi me de imediato que o ritmo iria ser alto e de facto assim foi. Eram 8h50 já estávamos em V. Franca com média de 34km/h, fizemos o empedrado perto dos 30km/h de loucos! Abordamos a subida para a ponte a 40km/h na descida da ponte atingi 68km/h, para não perder o comboio que nesta fase ia a todo o vapor, muitas foram as carruagens a descarrilarem.

Assim continuámos, a recta do cabo foi feita sempre com o velocímetro a tocar os 50km/h, abrandámos um pouco nas rotundas do Porto Alto, mas muito pouco. Na rotunda do Infantado que à esquerda se vai para Coruche dá-se uma queda envolvendo vários ciclistas entre eles os Duros Francisco e Álvaro de Negrais felizmente sem consequências de maior e todos continuaram. Nesta altura tínhamos 50km percorridos e a média tinha subido para os 38,5km/h.

De salientar, que tanto, eu como o Esteves e o Francisco, tinha-mos como objectivo chegar a Évora integrados no grupo da frente e fazermos o regresso a Loures nas respectivas bikes. Mesmo assim não foram poucas as vezes que especialmente o Esteves passou pela frente a puxar pelo comboio. (grande Esteves estás num grande momento de forma) Gostava de enumerar vários dos que passaram pela frente e diga-se de passagem que nem foram muitos, mas como não sei o nome de todos não falo no nome de nenhum, apenas vos digo: fizeram um excelente trabalho e desde já os meus Parabéns!!!

A abordagem a Vendas Novas mais uma vez como de costume foi feita a alta velocidade, mesmo com várias rotundas. Aqui os mais distraídos também ficam muitas vezes a dizer adeus ao comboio. Já com 85km percorridos mantínhamos a mesma média 38,5km/h.

Subida para Montemor – o – Novo, nada de especial, mas sempre a mais temida. Alguns não sabiam porquê, mas de certeza que agora já o sabem, apesar que desta vez até foi muito meiguinha lol…Apesar do percurso entre Vendas Novas – Montemor ser mais ondulado mantivemos a Média.

Quem pensava que estando com os da frente a partir daqui eram “favas contadas” estava redondamente enganado, esquecia-se que ainda faltava o topo que por acaso é o ponto mais alto de todo o percurso. A rampa com cerca de 2km que culmina no cruzamento de Arraiolos – Santiago do Escoural. Já muito perto deste, deram-se vários ataques, uns atrás dos outros, dando origem a uma fuga a 2 (Esteves e outro, peço desculpa não sei o nome) aqui houve mais uns descarrilamentos, entre eles 2 Duros, Vítor e Rui Mucifal. A fuga, essa depressa se apercebeu que estava condenada ao insucesso, nesta fase por muito bons que fossem os protagonistas era impossível chegarem isolados, com todos aqueles “lobos famintos” que seguiam cerca de 50mt atrás. Nesta altura com 124 km já percorridos a média aumentou para os 38,75km apesar do terreno não ser favorável ao nível da altimetria!

Penso que a partir daqui é que ficou definitivamente feita a selecção dos que iriam chegar na frente, penso que não eram mais de 20. Como o meu objectivo estava assegurado só por muito azar é que não iria chegar integrado no grupo da frente, acedi ao convite do amigo Armando dos “Pássaros” ir na cauda do grupo a desfrutar do prazer que é ir atrás dum grupo em que os da frente vão cheios de adrenalina para disputar a passagem pela meta e nós ali comodamente como se fossemos sentados num sofá a sermos puxados, Armando gostei!

Mesmo ao terminar ainda fiz um sprint do faz de conta, porque alguém já tinha cortado a meta, como se isto fosse alguma corrida! Seja como for não quero tirar o mérito a quem cortou a meta em primeiro não sei quem foi, mas desde já os meus Parabéns. Acima de tudo os meus Parabéns vão para aqueles que puxaram este grandioso comboio e que nos ofereceram a possibilidade de viajarmos a tão alta velocidade, para quê gastarmos tanto dinheiro no TGV? Na chegada a Évora o meu gps acusava 135,24km feitos a uma velocidade média de 39,1km/h, no tempo de 3h27.

Destaco do grupo que chegou na frente e estavam lá a envergar a Dura camisola: Vaqueirinho, Francisco, Esteves, Nuno Silvestre, Álvaro de Negrais e Jorge Pimentel. Conhecidos que por vezes andam no nosso comboio: o Grande Castro o Grande Armando e o Grande Kalinas, que veio de Fátima para nos fazer companhia. As melhoras para o seu amigo que sofreu uma queda mesma a chegar a Évora, mesmo com algumas dores quis fazer o regresso connosco, és mais um DURO DO PEDAL!

Parabéns também para a Ana que mesmo sabendo que não iria ter companhia por muito tempo fez o percurso na integra. Ana és mesmo DURA!!!

A todos muito obrigado pela vossa companhia que foi de uma camaradagem espectacular!!!

Um abraço,

António Vaqueirinho

PS: Na volta, eu, Francisco, Esteves, Kalinas e amigo do Kalinas, até V. Franca fizemos média de 32km/h. O vento não nos permitiu fazer melhor, tanto estava de frente como de lado, foi bom para treino! Em V. Franca o Kalinas e o seu amigo seguiram para Fátima, espero que tenham feito boa viagem.

O Esteves como estava com pressa tinha alguns compromissos, seguiu de imediato para Loures. Eu e o Francisco depois de nos abastecermos seguimos para Famões, como prémio antes de chegar, tivemos a subida de Montemor lol… Chegámos a minha casa com 295km nas pernas e de barriguinha cheia!!!

Por Turtle
ola...

eu fui e xeguei:):)

objectivo superado:):)

6h00...toka o despertador...despaxar as coisas..colocar a tralha no
carro e siga para loures...
chove e chove e chove...

sou sincera..estive um pouco em duvida se arrancava ou nao pois a
chuva fez me pensar um pouco...
eu ja tou habituada a fazer muitos kms sozinha mas com chuva ia ser
bem complicado mas em boa hora optei por sair a pedalar...

a saida de loures ja foi um pouco depois das 8h00 e eu acabei por sair
juntamente com o grupo todo o que me fez pensar que bem cedinho ia
ficar sozinha...

ainda aguentei a subida da pinabike e do tojal mas um pouco mais a
frente tive que reduzir o rirmo que nao ia aguentar e evora nao era
logo ali...lolllol...

por isso mantive o meu ritmo, comecei a dar mais atencao a musica e la
segui eu...

levei sempre pequenos objectivos de xegada e por isso cada vez que os
ia ultrapassando ficava toda contente....alverca...vila franca...onde
me colei a um pequeno grupo de alpiarça que me tinham
ultrapassado...porto alto...pegoes ...aqui foi a seca do dia..rectas e
mais rectas e mais rectas...txiiii...eu cantei..eu falei sozinha..eu
sei la o que fiz...so queria era que acabasse...

na passagem em pegoes trazia media de 27 e qualquer coisa e
pensei...isto ta a correr bem...pois mas enganei me...de pegoes ate
vendas novas apareceram alguns topos que me foram obrigando a baixar o
ritmo e a media...xeguei a vendas novas com media 26.5...
entre vendas novas e montemor fui me defendendo nas subidas mas tinha
nocao que a media ainda ia baixar mais e quando comecei a ver a subida
para montemor...aiii...que me vai custar tanto...lolllol...mas ate
nao...meti o meu ritmo soft por ali acima e foi num instante..ou
nao...lolllol...

em montemor o cheirinho a almoco comecou a fazer estragos e pensei que
tinha que xegar rapido a evora que a fome ia aparecer...e que ando a
colocar implantes dentarios e nao consigo comer barras por isso entre
o isotonico e tres geis a fome aparecer nao era nada raro..lolllol...

aos 22 kms de evora mais ao menos vejo aparecer o grupo dos corajosos
que ia regressar a loures a pedalar e com eles o nuno tdi que vinha ao
meu encontro...
confesso que me soube muito bem pois as dores nas costas e a fome ja
me estavam a fazer desesperar...
sabia que nao ia desistir mas com companhia faz se muito melhor...

de caminho para evora iam passando carros com bicicletas e os
autocarros com os ciclistas que regressavam a casa e os apitos, sinais
de luzes e acenos iam me dando mais força para continuar...
um muito obrigado a todos...

quase a xegarmos a evora juntou se um ciclista da zona que andava a
treinar e acabou por ser uma mais valia na companhia pois conversa
puxa conversa e quando dei por mim ja estava a passar a "meta"...

dai eu mais o tdi fomos para o campo de futebol buscar o carro e dai
para os banhos...
nas piscinas pagamos o banho e fomos ate ao circuito de manutencao
tomar um banhinho de agua quentinha que soube maravilhas...

saimos de evora em busca de um local para almocarmos e ao vermos os
carros do pessoal que tinha ido pedalar parados num restaurante
acabamos por parar tambem...
entramos e fomos muito bem recebidos...

aqui temos muito que agradecer pois apesar de nao termos marcado nada
deram nos a possibilidade de sentar e almocar muito bem e pelo mesmo
valor....
o comer e o atendimento foi cinco estrelas....

e prontos...barriguinha xeia e ai vamos nos em direccao a casa para um
merecido descanso...lolllol...

quero deixar aqui um muito obrigado a todos os que me apoiaram mais
uma vez nesta "maluqueira" mas principalmente ao nuno tdi por ter
voltado para tras ao meu encontro...
obrigado aos duros do pedal por me deixarem fazer parte deste grupo...
obrigado aos pina bike por nos terem permitido usufruir dos banhos e
do almoco....

e agora um muito obrigado a minha kuota que me acompanhou estes kms
todos e nao me deixou ficar nada mal...lolllol...

kms-137.0
tempo-5h31m
media-25.5

ate a proxima aventura:):)
jinhos turtle


Loures,Évora loucura total.

POR BRUNO AFONSO

Boa noite a todos os amigos que perde algum tempo de vida para ler algumas palavras que aqui vos deixo.
Bem o rescaldo não podia começar sem os agradecimentos, 1º ao amigo Tó Monteiro que perde tempo e ainda tem chatices para programar estas etapas que tanto prazer nos dão, mas não podemos esquecer que por traz da logística está sempre alguém, e como tem sido sempre deste que frequento este grupo o amigo To Monteiro , é incansavél ficam aqui deste já os meus sinceros agradecimentos, fica também um sincero obrigado ao amigo Rui da 2Ciclyng que também esta sempre disponível para dar uma ajuda no que pode, e por fim a todos os ciclistas que no domingo passado nos proporcionaram uma manha espectacular de pura adrenalina e focos, durante os 135kl, um especial abraço a todos os duros que cada vez estão mais duros.
Por fim queria dar os parabéns á amiga Ana por ter concretizado esta etapa na totalidade, parabéns e um grande beijinho.

Bem passando ao que realmente interessa do meu ponto de vista foi o seguinte.
Eram precisamente 7.10 da manha quando sai de casa e para meu espanto estava de chuva, hóoooo não pensei eu, mas já me tinha levantado paciência, chegada a Loures e já se encontravam por lá muitas caras conhecidas dos domingos.

Era hora do arranque e foi dado a todo o vapor pois no acesso a bucelas a velocidade vez-se sentir pois já se ouviam comentários do tipo "isto vai andar" ou a 2esta velocidade não chego a Évora", bem quanto a mim estava tudo bem pelo menos até vila franca, ai sim a táctica teve que aparecer pois no ano passado fiquei a tirar bilhete porque me distrai na calçada, mas este ano sabia que tinha que estar o mais á frente possível assim foi, pois a subir a ponte o ritmo subiu e de que maneira fazendo logo ai alguns cortes deixando pessoal para traz com muitas dificuldades para ultrapassar a distancia que ficou pro grupo da frente, e pelo que ouvi a mesma ia aumentando deixando o pessoal em sérias dificuldades, bem no 1º grupo seguiam alguns dos duros, era o meu caso, o Francisco, Esteves, Vaqueirinho,Nuno TDI,Álvaro ngrais, Vítor colnago e o Jorge PPimentel , a equipa não estava mal representada, mas faltavam grandes nomes, como os irmãos shleks, To; Hélder;Fataça;Nuno franco,Armando, e o resto da "equipa" caso dos """Camones"""" que me desculpem pois não sei o nome de todos, e não quero deixar passar a vossa prestação em branco, bem continuando a velocidade foi sempre bem alta com chuva que de vez enquanto aparecia para arrefecer os motor que já vinham a deitar agua fora, e numa rotunda perto de vendas novas, o grupo parecia mais um jogo de bowling, com pessoal a cair que nem tordos, infelizmente o que se constou foi que o Francisco fez um upgrade ao motor e esqueceu-se de adaptar os travões á potencia, amigo temos que ir aquecendo os calços de vez enquanto, levando á sua frente o amigo Álvaro Negrais, e as enevitaveis quedas, bem problema resolvido e lá voltamos á estrada,e não é que fomos apanhados pelo grupo que vinha de traz, ainda bem pois foi bom ver mais caras conhecidas, o amigo Hélder vinha com alguns problemas não se sentindo bem assim como o Tó que teve que fazer paragens de emergência lol, eram os nervos a gente sabe como é Tózinho, bem passamos Vendas Novas e mais uma vez ouve pessoal que ficou pra traz, tenho a certeza que por varias questões, mas o que é certo é que quando chegamos á parede de Montemor já só ia metade do grupo, ai ficou mais metade e eu estava incluído fiquei a ver o grupo principal a menos de 200m, mas que fazia toda a diferença pois sozinho não conseguia fechar o espaço, e o pessoal que se juntou a mim só 1 ou 2 é que colaborar-am ficando eu num 3 grupo, deixei ficar o pessoal que vinha comigo pra traz impondo o meu ritmo e foi o melhor que fiz pois uns klm mais á frente comecei a passar pessoal que caiu da carroça e ficou na estrada, consegui apanhar um bom grupo no qual fui integrado até ao final.

Para mim foi uma etapa boa pois consegui superar o tempo do ano passado e estive sempre bem durante toda a etapa, chegando com uma média horária de 37.5klh e 3h 30m sensivelmente.

Pró ano há mais, uma vez mais um muito obrigado a todos os ciclistas de todos os grupo que domingo se fizeram á estrada, em especial a TODOS OS DUUUUUUUUUUUUROS.


Cumprimentos:
Bruno"LOOK"Afonso

7 comentários:

J. Manso disse...

Caros Duros,

Estou a braços com uma virose e por entre vómitos, diarreias e agora febre sou obrigado a abdicar da ida a Évora.
Depois de levar as últimas duas semanas a prepara-me para esta aventura estou literalmente desolado por não poder comparecer e principalmente por ter de abdicar de fazer o regresso na vossa companhia.
Espero que numa próxima oportunidade as coisas corram bem melhor.
Boa clássica!

DUROS DO PEDAL disse...

Pois amigo.
Acontece a qualquer um.
Mas vamos ter todos os meses uma clássica, e vais poder participar por isso não desanimes.
As melhoras
TO MONTEIRO

J. Manso disse...

Boas Duros,

A esta hora que vos escrevo andam vocês a pedalar rumo a Évora.
Espero que o vento vos seja favorável e as forças nunca escasseiem.
Boa jornada!

Abraços

Anónimo disse...

Simplesmente espectacular.

Viva a velocidade !!!!!!

1.º Momento do Dia- Aceleração na ponte de Vila Franca, para nunca mais baixar, onde os mais desatentos ficaram todos pendurados.

2.º Queda do Alvaro e do Francisco, que não se aleijando muito, permitram ao grupo que vinha com a "língua de Fora",
colasse ao pelotão.

3.º Subida para Montemor e novo corte no pelotão, ficando este reduzido a metade.

4.º Mais ou menos a dez Km de Évora, na última dificuldade do dia, dá-se a estucada final e a última selecção no grupo. Aqui fiquei a vê-los ir, mas não muito !!!.

De salientar que neste grupo, e em representação dos Duros, chegaram: Pimentel, Nuno TDI, Vaqueirinho, Alvaro Negrais, Francisco e Estevez. Penso que não esqueci ninguêm.

Um grande abraço a todos e venham as próximas aventuras.

Victor Dias

Pedro Bike disse...

Caros amigos Duros e restantes participantes, que rica média.
Assim com estas médias, para a próxima vez que for andar com os DURÍSSIMOS, se calhar é melhor levar a mota em vez da bicicleta.Loll,Loll.
Espero que a queda do Àlvaro e do Francisco tenha sido leve pois os Domingos precisam destes dois fugazes maquinistas.
Abraço a todos e até um dia destes.
Pedro Bike.

António Vaqueirinho disse...

Boas,
Não o fiz no rescaldo, mas faço-o agora.
Quero deixar aqui uma palavra de apreço a todos os Duros que compareceram para participar nesta clássica e não foram poucos, devemos de ter batido o recorde de adesão em relação ao ano passado!
Independentemente de chegar no grupo da frente ou em ultimo o que interessa é participar, cada um faz aquilo que no momento está dentro das suas possibilidades!!!
Um abraço,

Anónimo disse...

Caro Tó Monteiro,

Olá chamo-me Hugo e tal como voçes partilho o gosto das bicicletas, fui um dos que também fez aquela grande média para Évora equipado com as cores da CicloMix.

Queria chamar a tua atenção para um grande evento de estrada que vai haver no nosso país organizado pela UCI no dia 8 Maio aberto a todos. O evento é rotativo, cada ano é num país.

Aqui ficam os links do evento para quem tiver interessado. O primeiro é a divulgação no site oficial da prova o segundo é para a inscrição.

Só uma informação relativa a inscrição para quem faça. No campo de incrição "Codigo de UCI" é só para preencher por quem é federado, caso contrário devemos deixar o campo em branco

Abraço,
Hugo



http://www.uciworldcyclingtour.com/

http://www.gfeddymerckxportugal.com/