segunda-feira, abril 23, 2012

CLÁSSICA - MONTE JUNTO - 06/MAIO/2012

Um agradecimento a todos os grupos e outsiders que nos fizeram companhia hoje nesta DURA aventura.
Aos meus amigos Domingueiros DUROS DO PEDAL um agradecimento muito especial pela companhia e ajuda nesta Clássica .




POR TÓ MONTEIRO


Caracteristicas da Etapa:
Massamá-Massamá 154 km
26,3KMH (Vassoureiros)
05H52M

Rescaldo por TO MONTEIRO :

Confesso que Não esperava um numero tão elevado de Participantes na primeira clássica 2012 dos DUROS DO PEDAL.
Penso que se não fosse dia da Mãe o comboio teria sido ainda maior, mas não dava para adiar mais esta trepadela ao Monte Junto. com outras Clássicas não menos importantes a porta, nomeadamente As Lesírias e Serra da Estrela com os Pinabike.

Chegamos a Loures 3 minutos antes que nos levou a esperar pelas 8h30m, não seria justo o comboio passar antes da hora.
8h30M lá nos fizemos ao asfalto.
O Comboio era enorme talvêz mais de 50 e pela primeira vêz alguns elementos dos Passaros.
Seria interessante contar com este Grupo de nome já tão conhecido nas do ciclismo Amador.
Como eu dizia a paragem originou a que destemidamente os Pinabike e outsiders mosculados tomassem conta do ritmo.
 - Loures a Vila do Sobral foi feita em 59 minutos (Vassoureiros) a uma média de 29kmh.
Até Bucelas nada a salientar aproveitando-se o rolar para os cumprimentos da malta amiga que só vemos nestas Clássicas.
Aproveita-se aqui para se fazerem algumas movimentações afim de se preparar a subida de 10kms até Seramena.
A partir daqui começou para mim o desrespeito pela clássica com os mais fortes trepadores impondo um ritmo impossivel de ser acompanhado pelo menos por metade do Pelotão. Foi para mim lamentável só pensarem em descarregar os próprios amigos pensando só em mostrar aos outros o quanto fortes são, como se não soubesse-mos que pernas teem, já agora a consideração pelo próximo ...
Desculpem mas é a minha opinião e quando eu quiser ir sozinho ao Monte junto sei o caminho de cor.
Para concluir devia-se ter respeitado o 1º terço da Clássica em prol do convivio (Sobral Monte Agraço) e apartir dai teria-se muitos kms pela frente para se gastar toda a lenha.
Muito antes de Arranhó já a Máquina (coração) tinha batido nos 179 BPM e pensava eu e bém que era melhor levantar o pé ou chegaria ao Sobral com as calorias destinadas ao Monte Junto gastas.
Na zona da Bém Posta apanhamos o Grupo do freitas que nos fêz companhia até quase ao Sobral ficando estes aqui para tráz sem eu saber se teriam atalhado.
Fomos sempre apanhando alguns ``cuspidos´´ da Automotora desenfreada.
-  Sobral a Vila Verde a ritmo de roleta completamos os 20 kms que nos separavam do Monte junto em 35 minutos a uma média de 33kmh .
A ritmo moderado lá chegamos a Vila Verde tendo antes parado para o xx de maneira a subirmos confortaveis até as ``nuvens´´.
Preocupamo-nos em não perder ninguém , mas o Vieira já vinha muito justo e preferiu empregar o seu ritmo.
 - Vila Verde alto de Monte Junto foram feitos em 30m40s a 15,5kmh com média 160BPM.
A meio já alguns trepadores vinham a descer.
 - Descida feita em 10 minutos batendo a velocidade máxima do dia nos 64kmh.
Atestamos de agua no Chafariz e lá estavam alguns Duros e parte do pelotão de Pero Pinheiro.
A maioria dos Duros com a pressa de sempre já tinham arrancado.
Paramos 2 vezes devido a avaria mecanica na bike do Helder Massamá.
Daqui até Belas foi sempre a gerir as forças de maneira a não perdermos o Vieira aparentando ser o mais desgastado.
Agradeço ao Fataça e nuno TDI terem tido a paciencia de assumirem as despesas até Belas.
Agradêço a todos os participantes terem feito parte desta moldura Humana que voou naqueles asfaltos.
Lamento não saber o que se passou no pelotão da fuga mas iam muito longe ...
Próxima Clássica Lesírias 27 Maio ao jeito de roladores.
Aquele abraço


POR VAQUEIRINHO :
Clássica de Montejunto, pura dureza! Andamento só ao alcance de muito poucos…
Depois de uma pequena espera na BP de Loures para respeitar o horário. Às 8h30 em ponto deu-se a partida, para aquela que viria a ser uma das mais Duras Clássicas, até hoje realizada! Não pela distância, nem pela altimetria, mas sim, em ritmo de “loucos”, desde o 1º km até ao último topo de Arranhó, o fumo das locomotivas era tanto que, os que seguiam nas carruagens, quase não conseguiam respirar. Resultado, sem oxigénio não há combustão, foi  vê los a ficar para traz e deixar distância, para que conseguissem respirar…
Dos Duros os únicos que aguentaram tal poluição de CO2 foram Miguel Afonso e Carlos Tapadas. Eu, Francisco, Alvaro Macedo e Alvaro Negrais, fizemos um compasso de espera, para que tamanha nuvem de fumo se dissipasse…lol. Penso que dos cerca de 60 atletas que passamos em Bucelas, só cerca de 20 é que passaram na frente, no dito topo.
Na descida que dá para o Sobral de Monte Agraço, com o ar já menos poluído, organizamo-nos e movemos a respectiva perseguição. Quando pensava mos que só os voltaríamos a ver, na descida de Montejunto! Então não é que, para nosso espanto, estavam logo ali…, à nossa espera…, a seguir ao topo do Sobral. Obrigado pela compreensão/generosidade…lol
Feita a recuperação, entretanto foram se juntando aos poucos, mais uns quantos, os 3 irmãos Sheleck entre outros, mas parte destes por muito pouco tempo, os topos que se seguiram até Vila Verde, voltaram a fazer mossa. Notou-se que, havia pessoal que não queria, que a chegada à meta, fosse igual à da Clássica de Évora (um autentico caos), mas para isso, não era necessário, apertar tanto de início, porque a derradeira subida, tratava de fazer a respectiva selecção!
Desta forma, muitos amigos que tinham ido com a ideia do convívio, depararam se com a situação de, passados poucos km ficarem sozinhos. Agora pensam eles, quando for a Montejunto, prefiro ir sozinho do que mal acompanhado… (da BP de Loures, até Vila Verde dos Francos, 53,2km feitos à média de 33,25km/h).
…Continuando, chegados a Vila Verde começa para mim, a parte mais fácil, a derradeira subida ao alto do Montejunto. Depois do que se tinha passado antes, não entro em loucuras (também naquele instante, não dava para muito mais) e meto o meu passo por ali acima. O Francisco também faz o mesmo, ainda o incentivo a irmos os 2, mas ele diz que não, (já tinha a dose suficiente) ainda chego à roda do Alvaro Negrais, vou um pouco com ele e mais uns companheiros, com a continuação abdico um pouco, as energias estavam mesmo por baixo. (também fruto de uma pequena gripe…desculpas lol…).
Já no alto do Montejunto, dos Duros, estava o Miguel Afonso (que diz ter feito 6º da geral) e o Tapadas, depois chega o Alvaro Negrais, logo atrás eu, já na descida deu para ver o resto do comboio todo fragmentado, tal foi a marretada!
No regresso, depois duns desencontros, os Duros regressam em grupo compacto. No alto de Santa Eulália ainda há lugar a mais umas escaramuças como vem sendo hábito, com o Miguel Afonso a mostrar mais uma vez que era o seu dia de glória. Parabéns Afonso! Eu faço 3º e vingo me do Alvaro Negrais, que não aguentou a pressão…eheheheh (brincadeira).
Alguns seguiram de imediato por Negrais, eu e o TDI esperámos mais um pouco pela vassoura, que vinha algo desgastada. Um pouco antes de D. Maria, o Tó a convida-me a puxarmos um pouco e gastarmos os últimos cartuchos, mas quando olhamos para traz, já não vinha ninguém connosco, tal era o empeno!
A todos obrigado pela companhia e até à próxima, continuação de boas pedaladas. Alguns treinem menos! Tenham piedade…
Um abraço,
António Vaqueirinho