terça-feira, junho 18, 2013

2013-Gerês Granfondo Cycling Road

Agradecimentos pela dedicação.


Gerês Granfondo Cycling Road
Estava longe de imaginar que em Portugal se organizassem eventos desta natureza, com tão elevado profissionalismo. Parabéns à organização, ao público em geral e a todos os participantes!

Os Duros do Pedal marcaram presença e, não deixaram seus créditos por mãos alheias.
Na vito foram 5 atletas; eu, Miguel Afonso, Carlos Martins, Carlos Tapadas e Pedro Sampaio. É mais sobre estes que eu vou falar, porque foi com estes que partilhei os momentos desta magnifica jornada do princípio ao fim. Também lá estavam “sem medos” os Duros; Telmo Nunes e Andreas, gostei muito de os ver!
Para a partida atrasámo-nos um pouco, como castigo, fomos dos últimos a partir, ou seja, a soma dos atletas das 2 provas, Médiofondo e Granfondo era cerca de 1000, foram + ou – esses os atletas que tínhamos à nossa frente!
Deu se o sinal da partida, o tempo a passar e nós a marcar passo, quando passamos a linha da partida, certamente já tinham passado cerca de 3 minutos. Os primeiros 6km foram feitos a descer, com o andamento controlado, fez com que todos tentassem ganhar a melhor posição, o que resultava em manobras muito perigosas, grandes travagens, penso que sem quedas, felizmente.
O Miguel Afonso nestas situações é um autêntico furão, em pouco tempo perdi o de vista. Eu, Tapadas e Martins fomos ganhando posições, mas com muita dificuldade, o Pedro Sampaio abraços com a avaria na manete do desviador dianteiro, ficou para trás.
Ao fim dos cerca de 6km deu se o sinal de andamento livre, foram se formando vários grupos. Definitivamente, eu e o Tapadas tentámos alcançar a frente da corrida, íamos saltando de grupo em grupo, até que, depois de grande esforço o viemos a conseguir ao km20.
Até ao km45 mantivemo-nos sempre na frente juntamente com o Miguel Afonso. O Martins e o Sampaio nesta altura estavam para trás. Apesar do andamento ser bastante rápido dava para acompanhar sem problemas. Ao km45 chega a 1ª dificuldade do percurso, subida (Alto Joana Barbosa) com 6km e com uma inclinação constante de cerca de 5%. Esta subida foi feita a um ritmo muito alto, eu e o Tapadas perdemos o contacto com a frente, mas na descida voltamos a recuperar. Assim continuamos, até que ao km70 nos deparamos com mais uma subida de 11km (Alto Alberto Amaral), com inclinação média de 6%. Decidimos não ir ao choque e seguimos com o pessoal com o nosso andamento, aqui já não pensávamos na frente, mas sim, seguir num andamento de forma a não sermos surpreendidos pelo desgaste físico.
Ao km100 chega a grande dificuldade do dia (Alto Luis Teixeira), subida com 14km, algumas rampas a atingirem os 12% de inclinação, isto já com 100km nas pernas e 3h de prova, troços desta subida é feita de paralelos, alguns, tipo calçada romana. Já com 6km percorridos desta subida, passa por mim e pelo Tapadas o “Talega” mais conhecido por Pedro Sampaio, impressionante, na talega50 e com o 28 atrás. Comentámos a situação com outros atletas, o espanto foi geral. Eu seguia no 39/25, não tinha mais, lá tive que me aguentar, a partir daqui, o Tapadas começou a quebrar (malditas cabras… câimbras), eu como não podia fazer nada por ele, segui ao meu ritmo. Depois desta subida, praticamente acabaram se as dificuldades, foi só gerir, para na parte final fazer a última subida com cerca de 5km até à meta, situada no centro da Vila do Gerês. Quando cortei a meta já lá estavam os Grandes Duros; Miguel Afonso e o Homem do dia, Pedro Sampaio. Parabéns aos 2 pela excelente prova!
Quanto ao percurso; fantástico, paisagens lindíssimas, seria muito bonito fazer isto na descontra. Menos bom; alguma calçada bastante irregular, especialmente na passagem de algumas localidades, com velocidades estonteantes. O carbono chiava por todo o lado, muito aguentam estas máquinas!
Gostei de ver muitas caras conhecidas, durante e após prova; Ricardo Costa, Freitas, Rui Torpes o Pina e muitos outros Pina Bike. Castro, José Costa Santos, Paulo Marques e muitos outros…, grande abraço. 

Classificação na geral do Granfondo, 146km com 2851m de subida acumulada:
Vencedor, José Carlos Rodrigues 04:16:24
48º Duro Miguel Afonso 04:33:32
86º Duro Pedro Sampaio 04:46:57
90º Duro António Vaqueirinho 04:49:48 (fiz 3º no meu escalão, Master C)
154º Duro Carlos Tapadas 05:06:43
158º Duro Carlos Martins 05:07:46
264º Duro Telmo Nunes 05:30:25
306º Duro Andreas Fasching 05:44:06
524º Último dos que terminaram 07:52:56

Obrigado a todos pela excelente companhia!
Um abraço,
António Vaqueirinho