domingo, maio 22, 2011

2011-05-29-3º TROIA SAGRES PRIMAVERIL-FOTOS


POR VAQUEIRINHO.

Está cumprida mais uma grande clássica Tróia – Sagres Primaveril. Das 3 até agora realizadas, esta foi sem duvida a mais Dura de todas. Com o vento a soprar de sul e forte, foi o grande obstáculo, extraordinariamente desgastante. Pelas 8h31 deu-se a partida, comigo e o Pedro Bike ainda a afinar o desviador traseiro da SL3 que sofreu um ligeiro empeno no transporte (obrigado Pedro pela ajuda). Na partida éramos pouco mais de 30 ciclistas, poucos mas bons! Adesão algo escassa em relação às anteriores edições, talvez por causa da crise lol… Logo de início apesar do vento o Esteves e Francisco como se não fosse nada com eles assumem as despesas e rebocam as carruagens nos primeiros 20km, grande trabalho, só ao alcance de muito poucos. A partir daqui + ou ¬ todo o pessoal decide colaborar e faz-se a roleta, assim fomos até ao 1º abastecimento. Entretanto o Tó tinha ficado para trás os intestinos não estavam com vontade de colaborar, o Pedro de Caneças com um furo e mais uns 6 ou 7 que entretanto tinham descolado sem nos apercebermos, pouco depois de Porto Covo, o pessoal da frente reduz o andamento, até se dar o reagrupamento. Passado pouco tempo, o Pedro Bike e Miguel Afonso abrem as hostilidades e tentam uma fuga, de imediato o Tapadas e Avaro reagem levando consigo todo o pessoal, mesmo que o pessoal atrás não reagisse esta estaria sempre condenada ao fracasso, com o vento que se fazia sentir era impossível fazer uma fuga a 2. Estes esticões só serviam para se desgastar a eles próprios. Com várias mudanças de ritmo, assim fomos com o grupo todo compacto até à zona mais temida de todo o percurso, eu que o diga lol… Com o Fataça isolado na frente cerca de 100m, dá-se início à pequena, mas Dura subida de Odeceixe, o Miguel Afonso meteu o ritmo inicial, eu segui a sua roda, o amigo Fataça depressa foi absorvido, de imediato se deu um corte no pelotão, já no topo seguiam na frente, Miguel Afonso, Tapadas, Álvaro, Esteves, Pedro Bike, Jorge Pimentel e Francisco, eu fui obrigado a ceder e seguia mais atrás cerca de 100m. Quando pensava que a recuperação seria de todo impossível, dá-se um milagre, para meu espanto, o amigo Tó surge de trás e ultrapassa-me, ora isto para mim foi de uma motivação extraordinária e os 2 tentámos minimizar o prejuízo ao máximo, durante 6km até ao 2º abastecimento, depois de Rogil, tanto eu como o Tó demos tudo o que tínhamos, com o vento contra, foi um esforço brutal (obrigado amigo Tó), entretanto passámos pelo Pedro Bike que teve um furo, é preciso ter galo! Chegados ao abastecimento estavam os fugitivos numa azáfama brutal, uns corriam para um lado, outros para o outro, enfim! Como só precisava de água ainda sai 1º que o Álvaro já os outros seguiam à frente, com o Álvaro a oferecer-me a sua roda até à recolagem. O Tó, ainda o incentivei a vir connosco, mas este depressa abdicou do convite a companhia não lhe devia agradar muito lol… Estavam agora na frente, Miguel Afonso, Esteves, Francisco, Tapadas, Pimentel, Álvaro e eu de rastos, a tentar recuperar do desgaste. Alguém diz: está na hora de fazermos a roleta, à qual eu não participei (como se compreende, já que tinham sido os responsáveis pelo meu desgaste, agora tinham de carregar comigo lol…). Como eu não gosto de ser fardo para ninguém, passado cerca de meia hora e como felizmente está cá muito endurance, já estava de novo fresquinho e a colaborar também na dita roleta. Para nosso espanto, depois duma boa descida, pouco antes de Aljezur, olhámos para trás e avistámos o amigo Miguel Afonso já com cerca de 100m de atraso, sem sequer se ter manifestado, coisa estranha, pois até ali tinha participado na dita roleta, sem dar sinais de debilidade física. Faz lembrar as corridas de formula1 em que um carro está a andar muito bem e de repente fica parado na pista, com o turbo rebentado lol… Miguel desta vez é caso para dizer “ganimos” os 2, mas eu mais uma vez cheguei na frente. Deixa lá, fica para a próxima, há mais marés que marinheiros, mas tinha ficado mais satisfeito se tivesses chegado connosco amigo!!! Continuando, depressa chegámos à Carrapateira, no início da subida mais 2 a ficar para trás Álvaro e Tapadas, estranhámos, fizemos um compasso de espera, nada de grave, o amigo Álvaro tinha deixado cair um bidon. A partir daqui deu para entender, que o grupo não queria perder mais ninguém a não ser que alguém ficasse deveras debilitado, sim porque o ritmo continuou bastante alto, muito por culpa do Álvaro, que de vez enquando mandava umas sapatadas, até parecia que nos queria deixar para trás, a todos nós. Sem dúvida que era o que aparentava melhor frescura física nos km finais, mas no grupo também se verificava, que já ninguém fazia a diferença!!! Depois da rotunda, na recta, até à tabuleta Sagres, o vento soprava de forma intensa, até parecia que nos queria obrigar a voltar para trás, mas estes 6 heróis, Esteves, Francisco, Tapadas, Álvaro, Pimental e Vaqueirinho não viraram a cara ao dito, cortando a meta lado a lado, com o tempo de 6h15. Falando em heróis, para mim foram todos os que participaram nesta Dura jornada, independentemente de terem chegado em 1º ou em ultimo, pois todos de uma forma ou outra, dentro das suas possibilidades, contribuíram, para que este fosse mais um, dos muitos belos dias, que temos passado juntos encima das maganas. Obrigado a todos! Uma palavra de apreço para o Fernando Mucifal, que com os seus quase 60 anos, com toda a sua sabedoria e traquejo, se aguentou firme no grupo perseguidor, que fez perseguição aos homens da frente, é caso para dizer: eu quando for grande, também quero ser assim!!! Obrigado ao Rui e sua esposa, à Ana, que desta vez levou como companhia a sua mãe, todo o apoio por vós prestado, sem vocês, isto não era a mesma coisa! Um abraço,
António Vaqueirinho

POR TO MONTEIRO
Quero deixar os meus agradecimentos ao RUI E ESPOSA da loja 2cycling, sempre incansaveis em nos ajudarem nestas aventuras.
A Ana Turtle sempre disposta a dar uma mão.
Ao Grande ciclista RUI CERVELLO que dando o grande exemplo abdica de uma média melhor para ajudar alguém mais fraco.
Parabéns a todos os participantes, e aos rebocadores do dia Francisco e Esteves.
Os Troias nunca são iguais pois são muitos os factores determinantes para que tudo corra na perfeição ou esbarraremos na ``PAREDE´´ Odeceixe.
Por este motivo quem falta perde a clássica mais espectacular assim como uma história para contar.
É nesta Clássica que te superarás a ti próprio!!!
EM cima da Viúva:
Foto da praxe e lá nos fizemos aos quase 200kms de loucura.
O dia estava lindo sem nuvens, mas logo nos deparamos com vento forte de frente, a principal dificuldade que nos acompanharia até ao ultimo km.
A velocidade moderada por alguns minutos serviu de aquecimento para os 30 e poucos Aventureiros.
De notar a presença dos FREEBIKE MONSANTO e alguns outsiders.
A Adesão este ano não foi tão grande muito por culpa da proximidade de algumas Clássicas, a crise a bater a porta assim como a previsão atmosferica incerta .
Algumas cólicas levam-me ao mato por volta do km 30, logo este ano que me sentia bem preparado.
Fica comigo o Sogro do NUNO FRANCO para me ajudar na recuperação (obrigado).
Arrancamos e ao km 45 lá estavam furados os Homens de Caneças.
Perde-se mais 10 minutos e começava a ser difícil termos hipoteses de reagruparmos.
Tentei que os 3 perseguidores mantessemos a calma pois desgaste a mais e deitaria-mos toda a prova ao ar.
A carrinha de apoio já tinha passado para o abastecimento e estava-mos muito em cima da hora para que ela voltasse para traz .
A hipótese seria reagrupar no abastecimento onde estariam todos alimentando-se.
Abastecimento e ja só estavam cerca de 10 elementos que esperaram para nos ajudar (obrigado).
Arrancamos sem perder tempo e pensava eu que este seria o meu grupo até Sagres pois o grosso do pelotão já tinha partido a minutos.
Minutos depois liga-me o Vaqueirinho e trocando kilometragens estavam ``só´´ 3 kilometros a nossa frente.
Este insiste em levar o pelotão devagar para conseguirmos colar.
Eu insisti para que seguissem pois qualquer um pode ter uma percalço como eu tive, e não devemos comprometer a média, mas eles cometeram um acto nobre em esperar (obrigado).
Pelotão complecto ou quase e lá seguimos tendo eu agora mais um motivo para não deixar ficar mal a minha prestação na aventura.
Na passagem na ponte de MILFONTES a paisagem foi deslumbrante mas fiquei sem memória no telemovel e acabaram-se as fotos.
Ao km 120 zona de Fataca já alguns Vassoureiros passavam também na frente para ajudar.
Os mais Duros começavam já a ter alguma atenção na poupança de energias.
Passadas as dificuldades e falsos planos de S. TEOTÓNIO ainda alguns Vaçoureiros faziam parte da caravana.
Aqui Miguel Afonso lança um ataque com alguns Tacistas a saltarem também para a frente levando todo o pelotão com eles.
A coisa acalmou e passado algum tempo passa por nós o Fatáça a todo o gás .
Ninguém se moveu pois só um homem não iria longe e este desapareceu no horizonte.
Chega a prova dos nove ``Odeceixe´´ km137 + - .
A Meio da subida passamos o Fatáça que mais uns minutos tinha passado a rampa nas calmas, e ai talvêz não largasse mais o grupo.
Vou ficando na cauda do grupo e no final com o Forte Vaqueirinho deixamos o grupo fujir.
Lançamos imediatamente um contra relogio a dois pois faltavam poucos kms para a paragem.
Nisto está parado na berma o Furado Pedro Bike .
Não podia parar pois iria comprometer o reagrupamento do Vaqueirinho.
Até a Carrinha era tudo ou nada.
Chegamos na carrinha e já os da frente arrancavam.
Vaqueirinho seguiu na perseguição e eu como tinha um segundo para decidir se ir também ou ficar, optei pela mais fácil, vir com o Fatáça, Bruno Afonso TDI e outros num andamento mais suave.
Começava então outro objectivo.
Chegarmos a Sagres sem perder mais ninguém.
Esta terceira fase é sem duvidas a mais difícil, pois num grupo já reduzido e o acumular de KMS passados já levaram á algum tempo o prazer de pedalar.
Nas Eolicas onde culmina a Carrapateira o vento forte quase deitava as Bikes ao chão, mas não o suficiente para nos desviar do objectivo final.
Mais uma vês nos superámos a nós próprios e tudo terminou bem sem acidentes.
Este ano cheguei no grupo da frente até Odeceiche, para o anos talvêz ao Rogil, quem sabe???
Obrigado a todos pelo divertimento!!!
E tu ficavas onde???
Abraço
TO MONTEIRO
Saudações do Cannon e Hellman



12 comentários:

Anónimo disse...

Boas,
A 1ª dificuldade que ninguém fala nela, porque não faz a diferença, mas deixa mossa, começa numa localidade com um nome curioso “Fataça” no meu GPS ao km116 e prolonga-se com pequenas descidas pelo meio até ao km126 onde se encontra o ponto mais alto de todo o percurso 215m de altitude. Aqui desce-se até à localidade que dá o nome à subida mais temida “Odeceixe” ao km137 e prolonga-se de forma íngreme até ao km140 os últimos 500m são suaves.
A seguir vem a “Carrapateira” ao km173 a dificuldade não está na subida, mas sim no cansaço já acumulado e o ritmo a que é feita, são cerca de 7km, o ano passado foram feitos comigo e o Freitas dos Pinas, lado a lado na frente do TGV que se tinha formado, a média feita nestes 7km que nem sempre são a subir, foi de 32km/h. Quem chegar aqui na frente, está safo, o ritmo continua diabólico até à tabuleta “Sagres”, mas é sempre a descer ou plano.
Proponho:
As paragens previstas são obrigatórias devem ser feitas de forma rápida e ninguém deve sair antes, com o pretexto, vou indo devagar. Até ao 1º abastecimento devemos ter o cuidado de levar todos os elementos do nosso grupo! A partir daqui o andamento passa a ser livre. No 2º abastecimento o reagrupamento não é obrigatório.
Boa sorte a todos!!!
Um abraço,
António Vaqueirinho

PS. Atenção: não é permitido ir no cone de ar dos carros, quem o fizer será desclassificado lol…

DUROS DO PEDAL disse...

Amigos
Odeceixe fica a 60 kms de Sagres, acho que é muito cedo para atacar.
Apenas vão conseguir deixar para tráz o TO MONTEIRO lolol.
Este ano nem ca vaca tussa!!!
Este ano nem que meta 2 bananas de cada vêz LOLOL
TO MONTEIRO
Já só tenho pesadelos...

Anónimo disse...

Ola Amigo Tó Monteiro apesar de ter sofrido uma queda no sabado da qual fiquei um pouco mal tratado a nivel da bacia porque cai de costa desamparado o que me impediu de ir com os amigos no domingo , conto ir convosco na grande etapa tróia sagres.
Tenho algumas duvidas.
1º Posso levar viatura propria para me acompanhar, naturalmente respeitando as regras do grupo?
2º Aconselha-me a ir ter convosco a Massama ou posso ir ter logo a Troia?
3º É presiso pagar alguma coisa mesmo fazendo desta forma?
4º A que horas me aconselha estar em Tróia?

Portanto amigo Tó contem comigo para pelo menos tentar vos acompanhar o que não vaiser nada facil pela descrição do ultimo treino estão todos em grande forma.
Carlos Patricio ou Carlos de Famões como diz o Sr. Vaqueirinho.

DUROS DO PEDAL disse...

S Patricio:
1 claro que pode levar viatura, embora eu acho que vai haver 1 lugar no bus.
2 pode ir ter a Troia se quiser, atenção que vamos a volta por Alcacer do Sal onde tomamos o reforço do pequeno almoço, pois as vezes os Barcos fazem greve.
3 só paga o duche de3,20€ se quiser tomar banho.
4 convém estar em Troia na rotunda dos Ferry volta das 8h arrancamos as 8h30m em ponto.
São quase 200 kms nutrição é a palavra chave
As melhoras
TO MONTEIRO

António Vaqueirinho disse...

Boas pessoal,
Aí está a mais desejada e maior “Clássica” dos Duros do Pedal. Apelo a que haja união no seio do grupo, esqueçam as “guerrinhas” internas e vamos trabalhar todos em conjunto, para que esta seja mais um grande êxito.
A todos os participantes peço, bom senso, companheirismo e cuidado com a estrada!
Acima de tudo, que nos divirtamo-nos encima das maganas!
Um abraço,
António Vaqueirinho

DUROS DO PEDAL disse...

Amigos:
Os Troias nunca são iguais.
Este ano não vai ser fácil com o vento de frente.
Mas Duros lá estaremos para mais uma loucura com melhor média ou não o importante será não haverem, quedas.
Boa sorte.
TO MONTEIRO

Anónimo disse...

Mais um Tróia...
E que desilusão, saiu-me tudo furado, incluíndo o pneu.
Estava eu á espera de Odeceixe, onde se fez, como de costume, a selecção daqueles que estão mais fortes e que chegariam a Sagres primeiro. Para minha surpresa o Vaqueirinho e o TDI aqui cedem a sério e perdem espaço e não fosse a paragem para o abastecimento e nunca mais lá chegariam pois o grupo que ficou na frente certamente não iria deixar isso acontecer. Estas paragens são positivas pois faz falta comidinha mas são negativas pois permitem aos mais atrasados recolarem, o que se fosse em corrida não aconteceria. Em Odeceixe pensei em atacar para esticar o grupo mas foi impossível pois o andamento demolidor do Miguel não o permitiu w já fiquei feliz por ter chegado ao alto no grupo dos mais fortes. Sendo assim chegam ao alto de Odeceixe 7 maganos, grupo onde eu ía, e assim que a estrada endireita e a cerca de dois KMs do abastecimento, vamos nós a cerca de 40 Kms hora e catrapumba, os dois da frente desviam-se de uma cratera, e o Pedrinho Bike, embate no buraco e já está, camara de ar furada e pneu com remendo. Quando parei e comecei a mudar o pneu reparei que a malha do pneu estava rebentada o que me fez perder muito tempo parado. Obrigado ao sogro do Nuno Franco que me ajudou com a mecânica. O que me fez confusão foi que entre Sines e Porto Covo fiz cerca de 15 KMs a 20 KMs hora á espera de muitos e depois quando furei ninguém esperou ou encostou. Acho até que hove quem ficasse feliz. Não esqueçam que o azar calha a todos...Cerca de 15 minutos depois arranquei e depois foi sofrer sózinho até Sagres. Ficou o treino e foi pena pois tanto treino ficar para trás assim é chato, mas acontece. De facto há dias que não devemos sair á rua e este foi um deles. Este dia não podia correr bem pois começou logo mal pois levei com alguém que optou por descarregar nos outros os azares que tem na vida, mas os outros não têm culpa. Foi mais um que me desiludiu como tantos outros.
Agora falando de coisas mais felizes, queria agradecer ao Rui 2Cycling que foi incansavél e ao Tózinho Monteiro pela organização que ele tão bem sabe fazer.
Abraço a todos e boas pedaladas.
Pedro Bike.

DUROS DO PEDAL disse...

Boas S Pedro Bike
Esta deve ser a terceira ou quarta vêz que chego no abastecimento Rogil mesmo quando todos arrancam.
Da minha parte pararia se viesse sosinho, mas pelo menos o Vaqueirinho tinha de apanhar a automotora e não iria deitar a perder todo o esforço que tinha-mos feito até aqui pois por nós também ninguém iria esperar.
Não tiveste azar pois não houve quedas e todos os Domingos há furos.
Abraços
TO MONTEIRO

turtle disse...

ola...

mais um troia mais um apoio...

pela minha parte ajudei no que pude e so nao ajudei mais porque fiquei sem aguas e nao tinha uma roda suplente...

eu encostei pedro mas infelizmente nao te pude ajudar....

para o ano so tenho um lembrete...

fazerem o que o vaqueirinho fez..darem me um bidon suplente para alguma eventualidade...lolllol

de resto correu tudo bem..pelo menos da minha parte mas como carro de apoio...lolllol...

e ninguem ficou largado aos abutres...lolllol...

ate a proxima...
jinhos turtle

António Vaqueirinho disse...

Boas,
Odeceixe de facto fez uma selecção, mas não foi a dos mais fortes lol…o Miguel Afonso que o diga!!!
Lembro que a etapa não termina no topo de Odeceixe, mas sim, 60km mais à frente na passagem pela tabuleta de Sagres.
Peço desculpa, mas esqueci-me de agradecer toda a amabilidade da família do amigo Luis Silva, em que a sua simpática esposa, pôs à disposição de todos, um excelente lanche, mais parecia um piquenique, obrigado amigos!
Um abraço,
António Vaqueirinho

Anónimo disse...

Caro amigos, excepcionalmente dirijo-me a vós para vos agradecer a excelente companhia: quer em "prova", quer na ida e regresso.
Efectivamente, o grupo está de parabéns pelos resultados que todos, individualmente, alcançaram. Depois, há as idas e regressos: a conversa no Bus é de ir às lágrimas, pois a troca de mimos antes e depois é de tal forma intensa, que nenhum director de equipa teria coragem de intervir lolol!

Um abraço

Jorge Pimentel

DUROS DO PEDAL disse...

Boas!!!
De todos os participantes do TROIA fui o mais medalhado...
4 medalhas no trazeiro lololol
As urtigas são danadas dasssssss
TO MONTEIRO
lolllllllllllllol